quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

EDSON BUENO DE CAMARGO

A VIDA ÍNTIMA DOS POETAS
Edson Bueno de Camargo


O que você gostaria de ser se não fosse poeta?
Tenho quarenta anos e não decidi o que quero ser na vida, creio que seria só professor então, outra profissão essencial e desvalorizada. Gosto de desafios perdidos.

Quando você era criança, tinha mais medo de palhaço ou do Papai Noel?
Tinha e tenho pavor de palhaço, quem viu o filme ou leu o livro (bem melhor) “A coisa” do Stephen King sabe do que estou falando. Não simpatizo muito com o Papai Noel, ele é muito pequeno burguês.

Como foi a sua primeira vez?
Atrapalhada como a de todo mundo, não sabíamos onde por os pés e as mãos, no fim tudo deu certo e fomos praticando até acertar. Nós éramos um casal de adolescentes descobrindo o mundo. O mais engraçado de tudo é que vivemos juntos até hoje. O namorico do colegial virou casamento duradouro.

Qual a cor da parede do seu banheiro? Foi você que escolheu? Por quê?
Que pergunta estranha, meu banheiro é azulejado de alto abaixo, branco gelo com um faixa feita com barramento cinza escuro e preto no meio.

Você usa condicionador ou apenas lava com shampoo?
Apenas shampoo anti-caspa, que não funciona direito. Quando estou com pressa lavo com sabonete mesmo.

Qual o seu mestre espiritual?
Não tenho o que possa se chamar de gurus. Mas meu falecido avô materno era um homem santo, destes iluminados pela fé. Martin Luther King é outra figura importante. E outros.

O que não pode faltar na sua geladeira?
Cerveja.

Qual a sua dica para manter a forma?
Churrasco todo fim de semana, cerveja todos os dias. Afinal peso 130 kg e tenho que fazer um certo esforço para manter esta média. (Com intervalos curtos em crises de labirintite e pressão alta.)

Você lambe o recheio da bolacha recheada?
Não, como a bolacha recheada inteira, em um só bocado. Me irrito com pessoas que tem a prática de lamber o recheio.

Como seria o réveillon dos seus sonhos?
Eu e minha companheira em um hotel na beira de uma praia, sozinhos, sem o bando de gente que baixa na minha casa todos os anos e tenho que cozinhar para toda esta galera.

Existe ouro no final do arco-íris?
Existem mas sempre pertence a um leprechaum, que é ranzinza, ciumento de seu ouro, e avarento. Poetas precisam de ouro, para poder comer e publicar seus livros que ninguém quer. Raramente o tem.

Qual instituição de caridade você ajudaria se ganhasse R$ 1 milhão no Big Brother?
Tenho um certo receio de instituições de caridade, em um mundo melhor as pessoas já viveriam bem, sem precisar serem amparadas. Mas se tiver de fazer uma escolha seria a AACD, admiro muito o trabalho deles de levar uma qualidade de vida melhor para as crianças.

Chico Xavier ou Chico Buarque?
Chico Buarque que embalou minha adolescência efervescente e revolucionária. Depois ficamos velhos e chatos como todo mundo. Minha admiração aos seguidores de Chico Xavier que abriu muitas mentes, mas não consigo me afinar com o espiritismo, acho mórbido.

Qual o modelito perfeito para o lançamento de um livro?
Calça jeans preta e camiseta preta, ops!, minha roupa básica.

Qual seria o seu discurso se ganhasse o Prêmio Nobel? E o Jabuti?
Para o Nobel faria um discurso chato e acadêmico, citando todos os intelectuais que volta e meia anunciam o fim e a morte da poesia e ela nunca morre (ou a morte da arte, da literatura, do romance, e ai vai). Já para o Jaboti não preparo nada, pois vão chamar o Jô Soares para apresentar e ele não deixa ninguém falar além dele.

Um comentário:

  1. Que blz!
    Tens medo de palhaço então?
    Buáááááá
    O Stephen King acabou com nossa raça.
    Entrevista boa é as que não são nada óbvias, todas as outras são muito boas pela obvidade que se prestam.
    Parabéns Edson
    Quando vão fazer entrevsitas com um palhaço?

    ResponderExcluir